6 festivais gringos para quem ama música

Festivais não são simplesmente eventos que reúnem músicos famosos. Eles representam um estilo de vida ou até (por que não?) uma filosofia que motiva milhares de pessoas a viajarem longas distâncias, tudo isso só pela oportunidade de vivenciar aquilo de perto. Basta lembrar do exemplo de Woodstock, que entrou para a história ao reunir 400 mil pessoas em uma fazenda próxima a Nova Iorque, no fim dos anos 1960, com uma temática bem simples: paz e música. Hoje existem eventos para todos os gostos e nos quarto cantos do mundo, então basta você escolher o seu, planejar a viagem, fazer as malas e partir. Só não esquece do inglês afiado também, tá? Vamos à lista:
1. Coachella (Estados Unidos)
Coachella Valley Music and Arts Festival, Coachella Fest ou simplesmente Coachella é um dos maiores e melhores festivais de música dos Estados Unidos e do mundo. Acontece todo ano, em abril, na cidade de Indio, na Califórnia, onde o público confere mais de cem shows de artistas da cena alternativa, do rock, do hip hop e da música eletrônica. A programação vai de AC/DC a Lady Gaga. De Radiohead ao rapper Jay-Z. O festival é famoso pelo seu cenário desértico, em meio ao Vale Coachella, e pelas instalações de arte montadas entre os palcos e tendas.
Site oficial: https://www.coachella.com
2. Lollapalooza (Estados Unidos)

O nome Lollapalooza é uma antiga expressão norte-americana e significa uma “coisa extraordinária ou diferente”. Essa é a ideia do festival, que anualmente apresenta o que há de melhor em rock alternativo, heavy metal, punk rock e hip hop. O evento, que inicialmente era itinerante pelos Estados Unidos, hoje ocorre em Chicago e em outras quatro cidades espalhadas pelo mundo, entre elas São Paulo. A edição de Chicago normalmente acontece em agosto, no Grant Park, e tem entre as principais atrações deste ano The Killers, Muse, Arcade Fire, Blink-182,The XX e Lorde.
Site oficial: https://www.lollapalooza.com
3. Tomorrowland

É o maior festival de música eletrônica do mundo. Criado em 2005, acontece anualmente na cidade de Boom, na Bélgica. Desde 2015, também é realizado no Brasil, onde ocorre em Itu (SP), e nos EUA, no estado da Georgia. Com um público de quase 200 mil pessoas na edição principal, o Tomorrowland tem uma programação com mais de 100 DJs de todo o mundo que se apresentam, ao longo de duas semanas, no palco principal e em outros 14 espalhados pela área do festival. Entre as atrações deste ano estão Armin Van Buuren, Steve Aoki, Dimitri Vegas & Like Mike, Tiësto, David Guetta e o brasileiro Alok.
Site oficial: https://www.tomorrowland.com
4. Burning Man

Mais de 50 mil pessoas no meio do deserto convivendo durante uma semana e vivenciando cultura e arte. Em defesa da inclusão e da liberdade de expressão, o Burning Man que existe há mais de 30 anos, nos Estados Unidos. Com construções de arquitetura única, bicicletas, veículos em forma de animais e muita música eletrônica, é um paraíso para aqueles que buscam uma vida mais alternativa.
Site oficial: https://burningman.org/
5. Splendour in the Glass

O Splendour in the Grass é um festival de música mundialmente famoso que ocorre anualmente em Byron Bay, na Austrália, desde 2001. Entre as atrações, tem sempre muita música independente e alternativa, com rock, hip hop e música eletrônica. Artistas como The Strokes, James Blake, Queens of the Stone Age e LCD Soundsystem já passaram pelos palcos do evento.
Site oficial: https://www.splendourinthegrass.com
6. Montreux Jazz Festival

Pra quem curte Jazz, música instrumental e improvisação, esse é o festival perfeito. Realizado há 50 anos na cidade de Montreaux, na Suíça, às margens do Lago Léman, conta com uma programação repleta dos melhores jazzistas do mundo e ainda inclui blues, soul, rock e até música brasileira. Diversos astros da MPB, como Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ney Matogrosso já deram uma palhinha por lá.
Site oficial: https://www.montreuxjazzfestival.com
Deu vontade conhecer algum desses? Todos? Então comece a estudar inglês para poder aproveitar ainda melhor a viagem.